quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vida & Caridade

No anterior texto tratei o assunto da Vida & Relações, tendo por base aquilo que vivo e vejo em Lisboa. Agora, o texto de hoje apresenta uma outra dimensão da vida de todos os Homens, a Caridade. A Caridade é uma das várias formas de amor e S. Paulo define este amor sendo, “prestável” e como aquele que “não se alegra com a injustiça” (1 Cor 13, 4.6). Porque ao contrario das relações de Amizade e Amor, a Caridade não depende da reciprocidade, (mas na reciprocidade da Amizade e do Amor, um ponto importante a ter em conta, é que deve existir uma iniciativa primeira, ou seja, nunca se deve estar à espera do outro para agir), deve ser desinteressada e é o próprio Senhor que nos diz “porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter?” e “Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu” (Mt 5, 46.44).

Yves Congar, teólogo Dominicano, é autor desta bela e profunda frase que é a causadora deste texto, “Deus age no mundo com duas mãos, sendo elas o Logos (cf. Jo 1, 1.14) e o Espírito Santo”.

Mas a beleza que contêm, a anterior frase, não cessa uma questão, que é uma das questões de sempre e que tocam a todos em qualquer momento da vida. Onde e como se vê a acção de Deus? O próprio justo de nome Job é voz dessa inquietação interior, “Oh! Se pudesse encontrá-lo” e “Mas, se eu for ao oriente, Ele não está lá,e, se for ao ocidente, não o encontrarei; se o procuro no norte, não o vejo; se me volto para o meio-dia, não o descubro.” (Job 23, 3.8-9)

É nos textos do Concílio Vaticano II do qual Yves Congar foi consultor, que encontramos a Constituição Lumen Gentium, e lendo os números 4 e 5 dessa mesma Constituição é nos dito, como age Deus no mundo. Segundo a Constituição, é nos dito que essa acção Deus, acontece através de Jesus e do Paráclito, e Estes através dos Homens, ou seja, o “vértice da criação visível” (Compêndio do Catecismo nº 63) é hoje o instrumento das mãos de Deus, que “guardando fielmente os seus preceitos de caridade, de humildade e de abnegação, recebe a missão de anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos”. (LG 5).

Portanto quando primeiramente Jesus, chamando os discípulos, enviou-os e depois tendo sofrido a morte da cruz, ressuscitou, e aparecendo derramou sobre eles o Espírito. Esse mesmo Espírito continua hoje a habitar “nos corações dos fiéis, como num templo, e dentro deles ora” (LG 4) para que como outrora os discípulos exerceram a sua missão de servir, hoje os Homens, se deixem conduzir e guiar pelo Espírito do Senhor e também pelo exemplo da gloriosa Mãe de Deus, que é nossa Mãe e que apenas quer o nosso bem.

Este texto sobre a acção de Deus no Mundo e sobre a Caridade, tem como fim homenagear muitos dos homens e mulheres que são instrumentos do Amor (de Deus) ao próximo aqui na cidade de Lisboa. São inúmeras as associações e grupos que dispõem do seu tempo e da sua vida, para iluminar a vida daqueles que mais precisam e que com a sua ajuda seja ela pequena ou grande trazem o reino de Deus (o reino do Amor) a essas pessoas, porque perceberam ao escutar a palavra do próprio Jesus quem é o seu próximo (cf. Lc 10, 25-28).

Pasadas Pimenta
Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam

Foto de FabioTeixeira.com

Sem comentários:

Enviar um comentário