quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vida & Relações

Hoje numa aula na UCP, um professor citado Marguerite Yourcenar no seu livro Memórias de Adriano, disse “A vida do meu pai é me mais desconhecida que a do Imperador Adriano”.

E fiquei a pensar, deveras sei e só preciso ir a uma Biblioteca para ficar a saber imenso desta ou daquela pessoa que marcou a História Universal, mas então aqueles que marcam (família, amigos, etc…) ou por outra razão se cruzam na minha história pessoal (pessoas no metro, colegas na Universidade, mendigos, etc…), será que sei assim tanto deles ou melhor estarei interessado em saber?

Sim e não, como o sim e o não na minha história, ou melhor, tenho coisas que quero saber e outras que não, como também só quero partilhar o que acho que devo partilhar, porque nas relações sejam elas quais forem, recebe-se e dá. E numa relação sã, dá-se em função do receber e vice-versa. E é isso que faço, eu sei que é um pouco calculista, mas em certas vezes, tenho medo de dar sem receber não vá acontecer como diz o Evangelista «Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés e, acometendo-vos, vos despedacem.» (Mt 7,6).

Mas cada um é livre na liberdade de escolher como se coloca ou age nas relações, aberto ao outro para dar e receber ou fechado no seu egoísmo, querendo tudo para si e em função de si sem pensar no outro.

E o que eu vejo nesta cidade de Lisboa, na maioria das relações não existem nem se quer amizade ou até amor profundo e verdadeiro, porque se fossem a maioria não existiam tantos mendigos (porque o outro é o meu próximo cf. Lc 10, 29-37) e nem existiriam tantos divórcios ("Portanto, já não são dois, mas um só. Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.»" Mt 19,6).

Por isso, deixo uma proposta de leitura dum pequeno livro de John Powell, S.J. - Porque Tenho Medo de Te Dizer Quem Sou?, que explica muito melhor este post de nome Vida & Relações.

Pasadas Pimenta
Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam

Sem comentários:

Enviar um comentário