quinta-feira, 12 de maio de 2011

Luz & Morte

«Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo brilhará sobre ti» (Ef 5,14)

Este mundo contemporâneo que surge diante dos nossos olhos, onde existe a injustiça, o sofrimento dos inocentes e a depravação do poder, não pode ser a obra de um “Deus bom”. É para onde nos leva o pensamento: Se Deus tivesse a responsabilidade de um mundo assim, não seria um “Deus justo” e, menos ainda, um “Deus bom”. Não pode existir um Deus que cria algo bom e que, ao mesmo tempo, não o é.

Foi da vivência de tal circunstância histórica que os grandes pensadores da escola de Frankfurt, Max Horkheimer e Teodoro W. Adorno, criticaram o teísmo. O próprio Horkheimer excluiu radicalmente que se possa encontrar qualquer substitutivo imanente para Deus, no intuito de rejeitar ao extremo, a imagem do Deus bom, do Deus justo, e até mesmo a imagem e a possibilidade do Deus que ama.

Se diante do sofrimento deste mundo o protesto contra Deus é compreensível, a pretensão do Homem fazer aquilo que nenhum dos deuses é capaz de fazer, é uma atitude presunçosa e intrinsecamente não verdadeira. Não é por acaso que desta premissa tenham resultado as maiores crueldades e violações contra o mesmo Homem que foi filho, irmão, amigo ou apenas um desconhecido, mas que teve um nome, uma história, com vivências repletas de alegrias e tristezas.

O caminho de hoje não pode ser um caminho sem Deus, poderá até dizer-se que não se pode viver e nem fechar-se à voz de Deus no interior do Homem, à Consciência. Porque um mundo sem Deus e sem a sua voz é um mundo sem esperança e sem ética.

Neste mundo que, à primeira vista, pode ser visto como uma coisa horrenda, onde a morte e o sofrimento parecem falar mais alto, Deus na sua eterna relação de amor com Homem, apresenta como modelo de vida plena a figura do servo sofredor em Cristo Incarnado. E o amor divino que experimentamos e recebemos da sua doação é o motivo para acreditar que o homem seja feito para uma eterna felicidade em Deus. Mas, para isso “sede, pois, imitadores de Deus, como filhos bem amados, e procedei com amor, como também Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós como oferta e sacrifício de agradável odor” (Ef 5,1-2).

Se, para S. Paulo, a imitação de Cristo no amor universal é condição para que cada Homem se torne filho do Pai do Céu amando os bons e os maus, justos e pecadores, então, a sua recompensa não será dinheiro ou bens, mas a bondade gratuita de Deus e a eterna felicidade em Deus.

Mas a novidade do amor cristão está em ir além do que já faziam e fazem os considerados pecadores públicos e os próprios pagãos que, pelos seus actos, se excluem do Reino de Deus. Por isso, para que este Reino aconteça, o caminho não é a culpabilização de Deus pelas imperfeições inerentes ao mundo mas, antes, o caminho da liberdade na responsabilidade. Neste sentido, Paulo adverte: Nada de “prostituição e qualquer espécie de impureza ou ganância; nem haja palavras obscenas, insensatas ou grosseiras; haja, sim, acção de graças. Porque, disto deveis ter a certeza: nenhum fornicador, impuro ou ganancioso - o que equivale a idólatra - tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras ocas; pois são estas coisas que provocam a ira de Deus contra os rebeldes. Não sejais, pois, cúmplices deles. É que outrora éreis trevas, mas agora sois luz, no Senhor. Procedei como filhos da luz - pois o fruto da luz está em toda a espécie de bondade, justiça e verdade - procurando discernir o que é agradável ao Senhor. Portanto, vede bem como procedeis: não como insensatos, mas como sensatos, aproveitando o tempo, pois os dias são maus. Por isso mesmo, não vos torneis néscios, mas tratai de compreender qual é a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, que leva à vida desregrada, mas deixai-vos encher do Espírito; entre vós, cantai salmos, hinos e cânticos espirituais; cantai e louvai o Senhor com todo o vosso coração; sem cessar, dai graças por tudo a Deus Pai, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Ef 5,3-10.15-20).

Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam
Pasadas Pimenta

Imagem: MINIATURIST, English - Winchester Bible (1175)

Sem comentários:

Enviar um comentário