terça-feira, 12 de abril de 2011

A ressurreição de Cristo & a nossa

A Quaresma está a caminhar para o seu termo. Na próxima semana, desejo preparar-me convenientemente para viver da melhor forma a chamada Semana Maior, maior não no tempo mas no Mistério que nela se encerra. Neste contexto, impõe-se que o último texto do blogue Tejo & Teologia, antes do Tempo Pascal, aborde o tema da Ressurreição de Cristo e a nossa.

O apóstolo Paulo escrevia aos Coríntios: “Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Cor 15,3-4). Pela sua ressurreição é esperança da nossa ressurreição. Por isto, os cristãos de hoje, como os de todos os tempos, na fórmula da pela qual professam a fé em Jesus Cristo (Credo), que “ressuscitou ao terceiro dia conforme as Escrituras” e “esperamos a ressurreição dos mortos”. Nesta profissão de fé ressoam as palavras de Paulo à comunidade de Tessalónica: “os mortos em Cristo ressurgirão primeiro” (1Tes 4,16).

A ressurreição de Cristo não é algo de fechado em si próprio, mas um dia estender-se-á a todos os que pertencem a Cristo. Como a nossa futura ressurreição é a extensão aos homens da própria ressurreição de Cristo. Por isso, a ressurreição representa a maior comunhão com Cristo e com os irmãos e também o fim mais alto da esperança: “ E assim estaremos para sempre com o Senhor” (1Tes 4,17). Então, a ressurreição final gloriosa será a mais perfeita comunhão, mesmo corporal, entre os que são de Cristo, já ressuscitados, e o Senhor glorioso.

Em razão desta fé, e tal como Paulo no Areópago, os cristãos do nosso tempo, quando afirmam a ressurreição dos mortos, são alvo de troça (cf. Act 17,32). A este respeito, a situação actual não difere da que Orígenes descrevia na sua época: ”Além disso, o mistério da ressurreição, porque não compreendido, é alvo de comentários trocistas dos infiéis” (Contra Celsum 1,7). Estes ataques e escárnios não conseguiram que os cristãos dos primeiros séculos deixassem de professar a fé na ressurreição ou que os teólogos dessa época abandonassem o tema. Todos os Símbolos da fé têm o seu ponto máximo no artigo da ressurreição. Por isso, a ressurreição dos mortos é o tema mais frequente da teologia pré-constantiniana e é muito raro que se encontre uma obra de teologia cristã primitiva que não fale da ressurreição. Neste caso, a actual oposição e confusões feitas pelo mundo à ressurreição, e falo da Filosofia da Morte de Deus de Nietzsche e das Filosofias Orientais da reincarnação, não nos deve assustar ou intimidar.

Desde a época patrística a profissão da ressurreição é-nos apresentada de uma forma completamente realista. Parece que a fórmula “ressurreição da carne” teria entrado no Símbolo romano antigo para evitar uma interpretação espiritualista da ressurreição que, por influência gnóstica, tinha seduzido alguns cristãos. No Concílio de Toledo XI, ano de 675, expõe-se a doutrina de uma forma reflectida: Recusa-se a opinião de que a ressurreição se produza “numa carne etérea ou numa outra qualquer”; a fé refere-se à ressurreição nesta carne em que vivemos, subsistimos e nos movemos”. Esta confissão mantém presente o modelo que nos foi oferecido, Cristo, em que “Seu corpo ressuscitado é Aquele que foi crucificado e apresenta os vestígios da Sua Paixão” (Compêndio 129). Esta última alusão a Cristo ressuscitado mostra que o realismo se mantém de tal forma que não exclui a transformação dos corpos que vivem na terra, em corpos gloriosos. Apesar disto, esta ressurreição conserva a tensão entre a continuidade real do corpo (o corpo que foi pregado na cruz é o mesmo corpo que ressuscitou e se mostrou aos discípulos) e a transformação gloriosa deste mesmo corpo. Cristo ressuscitado, não só convidou os discípulos a tocarem n’Ele mas também que acreditassem verdadeiramente que era Ele mesmo, exortando: «Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um fantasma não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» (Lc 24,39).

Contudo, não retomou na sua ressurreição o estado de vida terrestre e mortal. Assim, mantendo o realismo no que diz respeito à ressurreição futura, não se pode esquecer que a nossa verdadeira carne será, na ressurreição, corpo glorioso de Cristo: “Ele transfigurará o nosso pobre corpo, conformando-o ao seu corpo glorioso, com aquela energia que o torna capaz de, a si mesmo, sujeitar todas as coisas” (Fil 3,21).

Pasadas Pimenta
Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam

Imagem: MINIATURIST, English - Christ in Glory (1200)

Sem comentários:

Enviar um comentário